31 de ago. de 2012

Maragatos x Chimangos




Embora a maioria das pessoas achem que os termos maragatos e chimangos surgiram na Revolução Farroupilha, aqui está a verdadeira história.
Maragatos e chimangos foram a campo enfrentar-se pela primeira vez em 11 de fevereiro de 1893, no combate do Salsinho, nos arredores de Bagé. Embora nem sempre seja fácil saber quem era o que naquele conflito de caudilhos, a luta entre maragatos e chimangos foi travada entre os partidários de Gaspar Silveira Martins e os seguidores de Júlio de Castilhos – e nada mais era do que um reflexo do choque entre o antigo regime monarquista e a nova ordem republicana.
Chamavam-se “maragatos” os federalistas de Silveira Martins, partidários de um regime parlamentarista à inglesa. O apelido fora dado pelos republicanos castilhistas para insinuar que os rebeldes eram mercenários estrangeiros, pois o termo “maragato” designava imigrantes espanhóis radicados no Uruguai, oriundos da província da Maragateria. Embora, com o passar dos anos, o termo foi aceito pelos maragatos e símbolo de honra dali pra adiante. 
Não se pode dizer que os republicanos de Castilhos – favoráveis ao regime presidencialista de cunho positivista – tenham se identificado com a alcunha que lhes imputaram os maragatos: “chimango” é uma ave comedora de carniça. A bem da verdade, durante os terríveis confrontos da Revolução Federalista de 1893, os chimangos eram mais conhecidos como “pica-paus”. Embora ninguém saiba ao certo a origem do apelido, ele com certeza também foi tomado como ofensa pelos castilhistas.
Evidentemente não foi a guerra de nomes, nem a de cores – os maragatos usavam lenço colorado; os chimangos brancos – que alimentou o ódio mortal entre as duas facções. Mas o fato é que muito se matou e muito se morreu ao longo de dois anos pelos quais o conflito ensangüentou o pampa. Boa parte das dez mil vítimas foi morta por degola: um golpe de faca na carótida; forma rápida, silenciosa e barata de matar. Se os chimangos degolaram antes e mais do que os maragatos os maragatos logo decidiram que não valia a pena ”gastar pólvora com chimango”.

Fonte: Correio do Povo – 18/09/2003
Título original: O gre-nal do século. Século XIX

30 de ago. de 2012

Heróis Gaúchos #4

Teixeira Nunes



     Nasceu em 1802 as beiras do Rio Camaquã
     Ele foi um dos mais constantes combatentes farroupilhas. Sua consagração como soldado adveio da expedição que realizou por terra a Laguna-SC, coadjuvado por Garibaldi por água, resultando a Proclamação da República Juliana. Seu apelido era gavião.
     Apesar de ser temido, era considerado honesto por seus inimigos, pois em nenhum combate ele matou os prisioneiros. "Criou" os Lanceiros Negros, que juntos era vitória certa. 
   Salvou o filho de Anita e Garibaldi, sendo convidado para ser o padrinho da criança.
  Sempre, junto aos lanceiros, eram os primeiros a entrar e os últimos a sari, talvez por isso tiveram um final comovente. Enquanto suas tropas e as tropas de Canabarro descansavam em um acampamento, esperando o tratado de paz ser assinado, houve uma emboscada, com os imperiais em número muito maio. Enquanto as tropas de Canabarro fugiam, Teixeira Nunes e os Lanceiros foram mortos, sobrando poucos negros para contar a história.
  
#CURIOSIDADE: Na batalha de Porongos, onde Teixeira Nunes e os Lanceiros morreram, seu cavalo foi boleado (preso por boleadeiras), e logo após morto, Teixeira Nunes foi decapitado. 

Chama Crioula - como surgiu



27 de ago. de 2012

Ta quase!

faltam apenas 2 semanas lol

O hino do RS em várias maneiras

     A melodia e a letra do nosso hino-riograndense é muito linda, ainda mais cantada na voz de artistas maravilhosos como Luiz Marenco, César Oliveira e Rogério Mello, entre tantos outros. Mas agora vejam alguns vídeos do hino do RS tocado/cantado em formas diferentes:

Começando com o violão


Guitarra


Gaita


Piano, serrote e bateria (muito legal)

Orquestra


Também gostaria de lembrar neste post, as torcidas do grêmio e do inter, que antes de todos os jogos, canta o hino do Rio Grande do Sul, são torcedores e jogadores cantando, coisa que não se vê em outro lugar no Brasil.

Torcida do Inter

Torcida do Grêmio

E aí gostaram? Não esqueçam de participar das promoções divulgando tanto as promoções tanto o blog. Também curtam a página no face divulguem, compartilham, me ajudam.



26 de ago. de 2012

Promoção encerrada

   A promoção da xícara do time do coração, onde deveria ser dito o porque você ama o tradicionalismo gaúcho, acabou e a ganhadora foi Marjana Tortelli, da cidade de Entre Rios do Sul, com a seguinte frase:

"pq msm com o passar dos anos a tradição se mantem viva, junto aos gauchos de fato que não tem vergonha em dizer que éh rio-grandense e cultiva as tradições passadas de pai pra filho...
só quem ama este chão e suas tradições sabe oq éh a emoção de pisar nos tablados e cantar cm tda voz o hino rio-grandense e ouvir músicas tradicionalistas! 
amo essa tradição pois ela não tem restrição pra qualquer peão que queira se tornar regional por devoção!!!
Ass: Marjana Tortelli


Logo postarei a foto da entrega do prêmio. Obrigado a todos, e continuem participando das novas promoções.

25 de ago. de 2012

Última promoção do ano

    Calma, não é bem isso que está escrito no título. Essa promoção irá acabar no dia 31 de dezembro de 2012. Se houver mais de 80 comentários, o prêmio será a coletânea da minissérie "A Casa das Sete Mulheres'' para o primeiro colocado, e para o segundo colocado será o dvd contendo a música escolhida. Isso mesmo, pois a promoção irá eleger

'' A MELHOR MÚSICA GAÚCHA DE TODOS OS TEMPOS''

    Deixe sua opinião, com o nome da música que você acha a melhor, com o seu nome. O sorteio será realizado dia 7de janeiro de 2013, nas dependências do CTG Pago da Cultura no IFC-Concórdia. Mas lembrem-se, no mínimo 80 cometários, então divulguem. Se chegar a 100 comentários haverá mais 3 prêmios , totalizando 5 prêmios. Esses 3 prêmios serão: uma alpargata, uma camisa do CTG Pago da Cultura e um lenço gaúcho.

  Caprichem na escolha, e boa sorte a todos. Divulguem pois terá muito tempo para ter 80 comentários.

   Aah, e cada comentário pode ter mais de uma música, ou pode comentar quantas vezes quiser, mas para haver sorteio deve ter no mínimo 80 comentários. A música escolhida será a mais votada, o sorteio será só dos prêmios, com o nome de todos que comentaram.

Fala mal das prendas agora...


Dança dos Facões



    A dança dos Facões é uma dança folclórica onde peões relembram as batalhas da Revolução Farroupilha. Os integrantes dançam com agilidade e reflexo em suas batidas de facões afiados. A maioria das danças possui dois 'grupos': Os maragatos (farrapos) e os chimangos (imperiais). Apesar da dança ser de espírito masculino,  em nossa região tem os notícia somente do Grupo de Dança dos Facões Feminino do CTG Pago da Cultura, que faz homenagem à Anita Garibaldi, talvez seja o único em todo o Brasil.

24 de ago. de 2012

Boleadeiras



    As Boleadeiras foram utilizadas por muito tempo para caçar animais. Era uma corda apenas, se dividindo em duas ou três cordas com um pedra arredondada ou um metal pesado nas pontas, fazendo com que elas se enrolassem nas patas do animal, o impossibilitando de andar. Foi utilizada na Revolução Farroupilha, mas por pouco tempo, pois poucos tinham habilidade no manuseio. A história mais famosa e triste para os gaúchos de uso de boleadeiras em batalhas foi a que resultou na morte de Teixeira Nunes, que foi morto pelos imperiais quando seu cavalo foi boleado. Hoje a boleadeira é utilizada para apresentações artísticas utilizando pano ao invés de pedras, também utilizando fogo, embora pouquíssimas pessoas ainda utilizem esta como forma de caça. 

22 de ago. de 2012

Nova promoção (encerrada)

A promoção dessa vez é a seguinte:

No dia 20 de setembro é comemorado o início da Revolução Farroupilha, mas na mesma data, nasceu um ex-presidente brasileiro. Basta responder qual é o nome deste político?

* Quem acertar estará participando do sorteio
* Quem ganhar, vai receber como prêmio uma camisa do CTG Pago da Cultura do IFC - Concórdia.
* A promoção encerra dia 19 de setembro.
* O sorteio será realizado no dia 20 de setembro nas dependências do CTG Pago da Cultura.
Qualquer pessoa poderá assistir ao sorteio.
* Se alguem tiver dificuldades em comentar, coloque o nome no comentário e na caixinha abaixo selecione a opção 'anônimo', pois é o jeito maís fácil e rápido.
* Boa Sorte a todos e a todas. Muito Obrigado.

De volta às telinhas...

Pra quem me conhece e quem já viu o blog já percebeu que eu gosto muito da minissérie 'A Casa das Sete Mulheres'. Pois bem, pra quem gosta da história do nosso Rio Grande do Sul e não gosta muito de horário eleitoral tenho uma notícia boa. A Rede Globo está reprisando a minissérie durante o horário eleitoral, mas somente para quem tem parabólica, pois não tem horário eleitoral do município. Assistam pois vale a pena.


6 de ago. de 2012

Promoção (encerrada)

Galera, a primeira promoção do blog é o seguinte: Basta você dize porque você ama o tradicionalismo gaúcho nos comentários. A melhor frase ganhará uma xícara do seu time de coração. Boa sorte. A promoção vai até o dia 25 de agosto.

Relembrando que as frases devem ser postadas nos comentários desse post.

Heróis gaúchos #3

                                                     Anita Garibaldi



Ana, nasceu e morou em Laguna, sempre lutando contra a escravatura. Chegou até a libertar diversos negros, e prendendo os capangas que maltratavam. Ela era odiada e temida na região. Após a chegada dos revolucionários em Laguna e da proclamação da República Juliana (ganhara esse nome pois era mês de Julho), anita conhece Giuseppe Garibaldi e se apaixona, deixando pra trás seu marido que era bêbado e lutava a favor dos imperiais. Seu marido foi morto em um combate, deixando o caminho livre para Giuseppe. Após sair de laguna junto aos revolucionários, foi presa e conseguiu fugir da prisão. Deu a luz ao primeiro filho, que quase morreu após fugirem de uma emboscada feita por Mouringue. Teixeira Nunes conseguiu o salvar. Depois disso resolveu, junto de Giuseppe e seu filho, irem morar no Uruguai para depois irem à Itália. Lá teve seu segundo filho e perdeu o terceiro. Após se tornar a grande heroína da Unificação da Itália, ficou conhecida como ''Heroína de dois mundos''. Em 1949, após uma série de combates na cidade de Roma, Anita é perseguida e ferida. Em função de sua fragilidade pelo fato do ferimento, anita contrai febre tifoide e morre no dia 4 de agosto de 1849. No último dia 2 de maio, o nome de Anita Garibaldi foi integrado ao Livro dos Heróis da Pátria

CURIOSIDADE:  Depois de ser capturada na batalha de Curitibanos, Anita fugiu a cavalo e depois atravessou o largo ria Canoas a nado para encontrar Giuseppe.  





5 de ago. de 2012

Alpargatas

 


a alpargata teve sua origem na sandália egípcia, na que depois se inspiraram os romanos para elaborar uma pantufla coberta e proteger o pé do sol e o calor. Introduzida posteriormente a Espanha e trazida com a colonização a América pelos missioneros, quem podiam assim cumprir longas jornadas comodamente, foi desde então usada como aliada de jornadas a baixo de chuva por camponeses e acompanhou a rítmica da dança popular.