Teixeira Nunes
Nasceu em 1802 as beiras do Rio Camaquã
Ele foi um dos mais constantes combatentes farroupilhas. Sua consagração como soldado adveio da expedição que realizou por terra a Laguna-SC, coadjuvado por Garibaldi por água, resultando a Proclamação da República Juliana. Seu apelido era gavião.
Apesar de ser temido, era considerado honesto por seus inimigos, pois em nenhum combate ele matou os prisioneiros. "Criou" os Lanceiros Negros, que juntos era vitória certa.
Salvou o filho de Anita e Garibaldi, sendo convidado para ser o padrinho da criança.
Sempre, junto aos lanceiros, eram os primeiros a entrar e os últimos a sari, talvez por isso tiveram um final comovente. Enquanto suas tropas e as tropas de Canabarro descansavam em um acampamento, esperando o tratado de paz ser assinado, houve uma emboscada, com os imperiais em número muito maio. Enquanto as tropas de Canabarro fugiam, Teixeira Nunes e os Lanceiros foram mortos, sobrando poucos negros para contar a história.
#CURIOSIDADE: Na batalha de Porongos, onde Teixeira Nunes e os Lanceiros morreram, seu cavalo foi boleado (preso por boleadeiras), e logo após morto, Teixeira Nunes foi decapitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário