Bandeira usada durante a Revolução Farroupilha
A bandeira gaúcha, com o formato que tem hoje, aparece durante a campanha Republicana no Brasil, na segunda metade do século 19, quando, querendo derrubar a monarquia de D. Pedro II, jovens políticos como Julio de Castilho foram buscar no passado gaúcho símbolos republicanos, do tempo em que o Rio Grande foi Republica, durante a Guerra dos Farrapos.
Naquela guerra os farroupilhas, ao proclamarem a republica rio-grandense, arvoraram como bandeira um pavilhão quadrado onde figuravam as duas cores brasileiras - o verde e o amarelo – separadas pelo vermelho da guerra. Na mesma época os farrapos mandaram confeccionar no estrangeiro lenços de seda em cujo desenho aparece muito nitida a influência da maçonaria.
Assim durante a campanha republicana brasileira, os “Moços da Província” ( Julio de Castilho e outros) pregavam o lenço farroupilha no centro de um retângulo com as três corres farroupilhas.Logo surge uma nova bandeira, com o brasão tirado do lenço já impresso. Basicamente, essa é a bandeira do Estado do Rio Grande do Sul tal qual como à conhecemos hoje.
Bandeira do Rio Grande do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário