Italiano, fugiu da Europa pois estava acusado de morte. Foi chamado de herói de dois mundos, pois lutou na Europa e aqui no Brasil. Chegou com a missão de construir barcos para a República Rio Grandense, pois até então, todos as saídas pelo mar estavam sob comando dos imperiais. Durante a construção dos seus barcos, foi atacado por Mouringue, onde mesmo em menor número, seu exército derrotou os imperiais. Nesta mesma batalha, Garibaldi acertou um tiro em Mouringue, comprometendo o movimento de seu braço pelo resto da vida. Mouringue se vingaria anos mais tarde, matando o melhor amigo de Giuseppe, Rosseti. Se apaixonou por uma das sobrinhas de Bento Gonçalves, mas após terminar de construir os barcos, teve que deixá-la para ir em busca de uma nova república. Fez uma travessia por terra, transportando os barcos Seival e Farroupilha até o rio Tramandaí. Um dos barcos naufragou, mas Giuseppe sobrevive e reencontra a tripulação do outro barco na praia. Juntos invadem e tomam Laguna sem muita resistência, pois Canabarro surpreendeu por terra, fechando o cerco dos imperiais. Proclamaram a República Juliana, pois era mês de Julho. Lá conheceu Ana, mas chamava ela de Anita. Se apaixonaram e voltaram junto ao Rio Grande do Sul, logo após as tropas imperiais realizarem uma grande ofensiva, por terra e mar, obrigando os farroupilhas a abandonarem Laguna.
Anita impressionava a todos pela sua coragem e pela incrível habilidade no manuseio de armas de fogo. Anita engravida. Voltando para o Rio Grande, Garibaldi recebe a missão de construir pequenos botes. Mouringue invade o arsenal para se vingar de Garibaldi e matar Anita o o bebe que acabara de nascer. Garibaldi não estava no arsenal no momento do ataque, quando volta, vê seus amigos mortos e não acha Anita, mas descobre que ela fugiu com o bebê a tempo de não ser pega. Durante a fuga, o filho quase morre de frio, mas é salvo por Teixeira Nunes. Eles resolvem abandonar a guerra e vão morar por um tempo no Uruguai. Bento dá para Giuseppe 500 cabeças de gado como forma de pagamento pelo tempo de ajuda na guerra, mas durante a viagem, muitas cabeças de gado morrem, e ao chegar no Uruguai, Garibaldi, por falta de conhecimento no comércio, vende o gado muito barato e consegue pouco dinheiro.
Após pouco tempo decidem voltar para a Itália onde lutam pela unificação da Itália e se tornam heróis da revolta. Anita morre em uma batalha. Já na Itália, Garibaldi disse que nunca, em lugar algum viu homens tão valentes como no Rio Grande. Ao todo, quse 80% dos companheiros de Garibaldi que vieram junto dele, morreram durante a Revolução Farroupilha, incluindo Seu melhor amigo Rossetti. Morreu em 2 de junho de 1822, aos 74 anos, vítima de artrite.
CURIOSIDADE: Além de Brasil, Uruguai e Itália, Garibaldi morou na África, No Peru, e nos Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário