25 de jul. de 2012

Heróis Gaúchos #1

Antes de começar, quero falar que o que vou postar aqui sobre essas pessoas, são histórias, verdades, mitos, que não são muito divulgadas em sites. Ao fim de cada postagem, vou colocar uma curiosidade.

BENTO GONÇALVES


Nasceu em Triunfo em 23 de setembro de 1788.
No dia 20 de setembro de 1936, lá estava ele, com roupas ainda do exército brasileiro, pois lutava pelo Brasil na época. Lutou contra Argentina, Uruguai, sempre defendendo de possíveis invasões, as fronteiras do sul brasileiro. Mas porque estavam lá? Para decidirem se haveria ou não um manifesto em relação ao abandono da região pelo império do Brasil. A economia era o charque, que é carne seca com muito sal. O sal era comprado de fora, porém era muito caro, e o charque era vendido ao resto do país por preços baixíssimos. E o charque de outros países vizinhos era mais barato do que o gaúcho. O governo ainda pribe a passagem de gado para o lado uruguaio, onde estancieiros tinham muita terra, mas não podiam mais criar o gado no lado de lá.Mas o que esse homem fez? Bom, ele deixou de lado seus sonhos, sua vida pessoal, para libertar um povo que nunca foi respeitado. Na humilhante vitória farroupilha na Batalha de Seival, ele não estava lá, mas seria eleito, pelo General Netto, como o Presidente da República Rio-Grandense. P governo não ficaria parado, e em uma emboscada em Fanfa, Bento é preso, junto de Afonso Corte Real. Tenta fugir da prisão do Rio de Janeiro, não consegue, é transferido para Salvador, onde consegue fugir nadando e volta à cavalo até o Rio Grande do Sul. O povo gaúcho não acreditava na sua volta, mas foi quando ele surge de surpresa e volta a comandar a república.
Na volta pra casa conhece Garibaldi e Rossetti. Teve grande apoio dos negros, estancieiros e da maçonaria. Tendo em vista que a guerra ira acabar e os farrapos possivelmente liquidados, resolveu fazer um acordo com o governo do Uruguai. Mas  o povo não poderia saber, pois anos atrás Bento lutou contra o Uruguai, na Cisplatina. Porém os papéis do acordo acabam parando nas mãos de Bento Manuel, ser rival. Os documentos são revelados ao povo, mas o povo continuava apoiando Bento. Mas um grupo de interesseiros, comandados por seu primo Onofre Pires fazem uma verdadeira conspiração contra Bento, acusando injustamente de traidor. Bento não aguenta e desafia Onofre a um duelo. Bento mata seu primo com uma espadada no braço. Bento, após frustar seu sonho de libertar os gaúchos, acaba renunciando e se distanciando da política. A pedido de Netto, volta para um dos ultimos combates, onde encontra Bento Manuel e lhe fere gravemente, mas não o mata. Após isso renucia de vez. Pouco tempo depois a guerra acaba. 
Banto Gonçalves morreu dois anos depois do fim da guerra, vítima de pneumonia, possivelmente adquirida durante a guerra. 


CURIOSIDADE: Aos 13 anos de idade, Bento foi agredido por um negro, temido na região, porém o matou em um duelo de espada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário